Aplicativos

Ferramenta desenvolvida pela FIOCRUZ MINAS que lhe permite identificar espécies de triatomíneos brasileiras.
Envie fotos de possíveis triatomíneos para análise de especialistas da FIOCRUZ.

O Conecte SUS Cidadão é o aplicativo oficial do Ministério da Saúde, onde o cidadão brasileiro pode visualizar as interações realizadas nos pontos de atenção à saúde e acompanhar o seu histórico no Sistema Único de Saúde (SUS), como exames, vacinas, dispensação de medicamentos e localização de estabelecimentos de saúde.
O cenário de risco à população provocado pela pandemia do novo Coronavírus exigiu respostas contundentes de todo o sistema de saúde, em especial do SUS, para coordenar as ações nacionais e orquestrar os esforços de estados, municípios e, também, da Saúde Suplementar. Diante disso, o Conecte SUS, a partir da implementação da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), foi redirecionado para receber e compartilhar informações que auxiliem no controle da situação de emergência da saúde pública, com destaque ao processo de vacinação Covid-19 no Brasil.

Funcionalidades:
• Acesse os resultados de exames realizados por qualquer laboratório no território nacional integrado à RNDS para a detecção da Covid-19;
• Veja seu histórico de vacinação na Carteira de Vacinação Digital;
*No momento, o Conecte SUS apenas apresenta os dados relacionados à vacinação contra a Covid-19, especificando a data da aplicação, o nome da vacina, o lote, o estabelecimento de saúde e o código do vacinador. Gradativamente serão disponibilizadas as demais vacinas ministradas pelo SUS.
• Emita o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 na palma da mão.
Após as duas doses da vacina (ou a dose única) serem registradas pelos estados ou municípios na RNDS¹, é possível emitir o certificado em pdf nos idiomas português, inglês e espanhol. Esse documento é válido em todo território nacional e pode ser autenticado gratuitamente, utilizando o leitor ValidaQRCode no próprio aplicativo ou digitando o código do documento em:
https://validacertidao.saude.gov.br/;
*No certificado é especificado os dados cadastrais da pessoa vacinada (nome, data de nascimento, sexo, CPF), data e horário de emissão, além de informações sobre as doses administradas, como a data de aplicação, nome da vacina, lote e estabelecimento de saúde.
• Acesse o histórico de internação hospitalar no SUS;
*Dados a partir de abril de 2018.
• Veja os medicamentos dispensados pela Farmácia Popular;
• Localize rapidamente os estabelecimentos mais próximos como os serviços de Saúde Bucal e Doenças Raras;
• Consulte dicas nutricionais e de atividades físicas e verifique o Índice de Massa Corporal (IMC) na funcionalidade “Peso Saudável”;

Quer saber mais?
Acesso o Conecte SUS na web em: https://conectesus-paciente.saude.gov.br/
Acesse os portais:
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/conecte-sus
https://www.gov.br/pt-br/servicos/certificado-nacional-de-vacinacao-covi...
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-digital
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/rnds

¹ Os registros são de responsabilidade dos gestores estaduais e municipais de saúde, que fazem a coleta e envio das informações para a base de dados do Ministério da Saúde. Eles são feitos pelas equipes responsáveis do centro de vacinação ou da unidade de saúde onde a dose foi aplicada. Os dados são inseridos nos sistemas de informação próprios ou integrados à RNDS, no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) ou Sistema e-SUS Atenção Primária à Saúde (s-SUS APS). Após os dados enviados e processados, são inseridos de forma automática no Conecte SUS, que está disponível pelo celular ou na versão web.

FioLibras é um app para pessoas surdas e profissionais de saúde, produzido pela Fiocruz, com informações confiáveis e atualizadas sobre o novo coronavírus e a pandemia da COVID-19, disponíveis na Língua Brasileira de Sinais (Libras), com legendas e narração em português. O aplicativo é gratuito e não é necessário fazer nenhum cadastro para acessar. Para acessar os vídeos em Libras sobre a COVID-19, basta fazer uma busca por palavras em português ou navegar pelas categorias e saber mais sobre: O que é COVID-19, Fake News (Notícias falsas), Prevenção, Sintomas, Transmissão, Diagnóstico, Tratamento, Vacina, Grupos de risco, Notícias, Pesquisas científicas e Bem-Estar na Pandemia.

O Ministério da Saúde do Brasil lança o app Coronavírus-SUS com o objetivo de conscientizar a população sobre o Corona Vírus COVID-19, para isso o aplicativo conta com as seguintes funcionalidades:

- Informativos de diversos tópicos como os sintomas, como se prevenir, o que fazer em caso de suspeita e infecção e etc;

Guia de saúde FioSaúde. Com uma interface simples e intuitiva, identifica médicos, clínicas, laboratórios, hospitais e demais estabelecimentos de saúde mais próximos do usuário, de acordo com o plano contratado.
A busca da rede de atendimento pode ser feita pela localização do beneficiário, tipo de prestador, especialidade, tipo de plano ou pelo nome do profissional ou estabelecimento de saúde. Tudo isso com uma interface simples e amigável. O aplicativo aponta o caminho mais próximo entre o beneficiário e o prestador que ele procura, utilizando o sistema de geolocalização do aparelho. Com apenas um toque o prestador ou estabelecimento pode ser incluído na lista de favoritos.

Atualmente, nas regiões metropolitanas, existem milhões de carros e centenas de novos veículos são emplacados todos os dias, provocando uma média diária de 200km de congestionamento. Pesquisas apontam para o fato que 30% dos trabalhadores da cidade, passam cerca de 2h30 no trânsito todos os dias, emitindo 32,5 milhões de toneladas de CO2 anualmente. Projetos que buscam melhorar o trânsito e o ar dos grandes centros urbanos, têm sido adotados em todo o mundo. Práticas como rodízio de veículos e cobrança de pedágios urbanos são as mais adotadas. Porém é um consenso entre os especialistas que as soluções dos problemas, relacionados à poluição causada pelos veículos e os congestionamentos no trânsito, passem necessariamente, pela mudança de comportamento dos cidadãos. Com essa filosofia o projeto “Carona Solidária” vem ganhando força nos países mais desenvolvidos. O projeto “Carona Solidária” é um incentivo do Governo Federal ao uso compartilhado em alternância de um automóvel particular por duas ou mais pessoas, para viajarem juntos durante o rush para o trabalho ou à escola. Em geral, todos os participantes são proprietários de um automóvel e alternam seu uso, economizando assim em despesas de viagem, contribuindo para a redução do congestionamento e diminuindo a poluição do ar e a emissão de gases do efeito estufa.

A Carona Solidária Fiocruz tem como finalidade, promover caronas entre os colaboradores da Fundação Oswaldo Cruz. As consequências deste serviço são retornadas para população e para o próprio colaborador que faz uso do serviço, em duas grandes vertentes: Ecológico - Por meio da utilização do serviço é possível diminuir a quantidade de veículos, melhorando o trânsito e a qualidade do ar nas cidades. Econômico - Com o uso do serviço é possível reduzir em até 75% os custos com combustível, pedágios e demais despesas que ocorrem em rotas rotineiras ou até mesmo em viagens.

Aqueles que adotarem o projeto terão acesso a vagas mais próximas da sua unidade. Atualmente, existem algumas vagas destinadas aos participantes do Carona Solidária, mas a expectativa é que esse número dobre ao fim do primeiro semestre e, no futuro, chegue a 250.

Os usuários podem visualizar as rotas das caronas oferecidas através da integração com a ferramenta Google Maps. O app poderá ser utilizado não só nos dias de trabalho, mas em finais de semana e feriados.
Este é um serviço online e Gratuito. Se você é colaborador da Fiocruz, junte-se a nós e compartilhe desta proposta.

É um canal de televisão do Sistema Único de Saúde (SUS), criado e gerido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), disponível na multiprogramação da TV Brasil, através do canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e no canal 62.4, em São Paulo, em rede aberta no Sistema Brasileiro de TV Digital.